NOSSA CREDIBILIDADE

Quem sou eu

Minha foto
CAMPOS LINDOS, REGIAO NORTE/TOCANTINS, Brazil
Somos uma equipe que queremos mostrar as noticias do Tocantins, do Brasil e do mundo para as pessoas de Campos Lindos - Tocantins. E queremos também mostrar Campos Lindos para o Tocantins, Brasil e mundo. Não estamos aqui para fazermos politicagem nem alusão a nenhum partido político ou candidato a cargos públicos. Queremos apenas mostrar a realidade de Campos Lindos. Queremos mostrar as ações realizadas em nossa cidade. Ah, ligue o play abaixo pra você ouvir uma boa música enquanto navega. Obrigado pela preferência.

LEIA E REFLITA

quarta-feira, 23 de março de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CAMPOS LINDOS

 Em 1845, na antiga Freguesia da Villa de Boa Vista de Goyaz[1], o padre João vende ao Sr. Manoel Félix Pereira dos Santos[2], compra da freguesia da Vila de Boa Vista de Goyaz sete (7) cartas de terra e as registra em nome de seus filhos. Entre elas estava a data de terra de Santa Catarina[3], atual município de Campos Lindos, registrada em nome de Eliotéria Maria de Jesus, esposa de Adrião Soares Gil, nascido em 1819 cuja homenagem encontra-se em rua e escola deste município.
 A senhora Eliotéria Maria de Jesus compra as demais datas de Terra de seus irmãos, tornando-se dona das sete (7)  datas de terras, as quais foram  passadas ao seu filho Francisco Soares Gil[4],  que foi um desbravador da região, que trouxe na época duas mil cabeças de boi para ajudá-lo a preparar  a terra. O local onde os bois passavam as noites é conhecido até hoje como Baixão dos Bois. Naquela época vários animais foram mortos por onças , quando tomava água em um córrego, onde o  mesmo o batizou de rio Tigre.
Em 1915, o senhor Francisco Soares Gil, doou ao filho Leonilio Soares Gil[5] os lotes de terras que atualmente formam a fazenda Suçuarana[6]. Em 18 de julho de 1966 o senhor Leonilio Soares Gil orientado por seu advogado, sobre uma lei que estava sendo criada, a qual assegurava que  antigas terras paroquiais não registradas seriam consideradas como terras devolutas e seriam repassadas ao Estado. O mesmo procurou o cartório de Goiatins, antigo Piacá,  e providenciou o registro das datas de terra, entre elas a de Santa Catarina.
 Em 1945 o presidente Getúlio Vargas sanciona a Lei Leoncia que cancela judicialmente as datas e títulos de terras esquecidos por herdeiros, passando as mesmas a serem devolutas, não sendo o caso das datas de terra compradas pela a senhora Eliotéria Maria de Jesus,  pois a mesma nunca as vendeu para terceiro, permanecendo sempre no domínio de sua família,  como consta em registro dos cartório das cidades de Filadélfia,  Goiatins e Tocantinopólis.
Com a morte do Sr. Leonilio Soares Gil, o qual fora acometido por um derrame, os filhos assumem as posses das terras.
No ano de 1988, foi feito a divisão do estado de Goiás, nascendo o Tocantins. No inicio da década de 90, foi emancipado Campos Lindos. Como afirma (NASCIMENTO, 2007, p. 49)
 
Nova alteração ocorreu em 1°de janeiro de 1993 quando foram acrescidos 44 novos municípios, dos quais 40 criados em 5 de outubro de 1989, no texto da primeira Constituição Estadual, 4 através da Lei 251, de 20 de fevereiro de 1991, entre eles Campos Lindos e 16 municípios criados em 1996,  instalados em 1° de janeiro de 1997 .   (NASCIMENTO, 2007, p. 49).

            Com a criação do município de Campos Lindos, a 400 quilômetros de Palmas[7]  o governo estadual implantou, em 1998, o Projeto Serra do Centro, onde o governo desapropriou 105 mil hectares de terra, o qual ele entendia como improdutiva, dividindo-a em 43 lotes,  destinados ao cultivo de soja, milho,  arroz e algumas frutas tropicais, que até a presente data tem sido pouco produzida, tais como a melancia e o coco.
            A desapropriação das terras foram baseadas e asseguradas nos documentos que o governo estadual tinha posse.  Muitas famílias que moravam na região se viram obrigadas a venderem por preços baixíssimos os seus lotes de terra. Pois, estavam chegando muitas pessoas de outros estados para se instalarem e começarem a produzir o que o governo havia planejado e os atuais moradores não tinham recursos financeiros para acompanhar tais desenvolvimentos.   


[1] Atual cidade de  Tocantinopólis - Tocantins
[2] Nascido  em 1782 e pai do Sr. Manoel Alves Grande cuja é homenageado pelo rio que banha o município e deságua no Rio Tocantins.
[3] Possuía uma área de 746.000 hectares, o qual formava as fazendas: Caibro, Santo Antonio, Santa Catarina 1 e Santa Catarina 2.
[4] Nascido em 1870 .
[5] Nascido em 1901e faleceu em 1985, é  homenageado em rua da cidade de Campos Lindos.
[6] Pertence atualmente ao senhor Manoel Messias, onde  o local da antiga sede encontra-se instalada uma extensão da Escola Municipal Edimar de Brito Miranda e alguns metros lote fica a sede atual da fazenda.
[7] Capital de Tocantins

4 comentários:

  1. Morador de Campos Lindos23 de março de 2011 às 16:56

    Agora entendí a historia dos Soares.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a história da cidade. Agora nós entendemos o amor dos Soares pelo Campos Lindos. Estão desde o inicio mesmo.

    ResponderExcluir
  3. ola gostei muito da criaçao do blog e do artigo A VERDADEIRA HISTORIA DE CAMPOS LINDOS.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Lauro muito obrigado pela sua participação e volte sempre.

    ResponderExcluir

Caros internautas, regras a serem seguidas para publicações de comentários:
1 - Não fazer acusações ou menções a crimes pelos quais os mencionados não tenham sido condenados em última instância de recurso.

2 - Ao comentar artigos e notícias, atenha-se ao assunto. Comentáriosacima de 06 (seis) linhas, que tentem desqualificar o autor do texto, o Blog Melhora Campos Lindos, ou outros veículos de comunicação não serão publicados.